segunda-feira, 26 de maio de 2014

Um grito de gol?

Um grito de gol?
Jer.33:3
“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”
O dicionário digital Aulete, define a palavra clamar como sendo o ato de “gritar, bradar, exclamar, protestar com veemência em alta voz”. Isto me chamou a atenção pelo fato de que este ato será praticado por diversas vezes neste período de copa do mundo. Ao vibrarmos com um gol de nossa seleção gritaremos sem poupar a garganta, protestaremos veementemente todas as vezes que entendermos que nossa seleção foi injustiçada, e o melhor de tudo isto é que não seremos condenados por praticarmos tais atos haja vista sermos torcedores.
Fazendo um paralelo da interpretação deste verbo em português, com sua interpretação no hebraico, perceberemos o paralelismo bem como a diferença que há entre eles. Em hebraico a interpretação do verbo clamar esta voltada para o seguinte significado: “Gritar, bradar, chamar, chorar”.[1] Seu uso na Bíblia Sagrada, está mais voltado ao pedido de ajuda do homem a Deus. É com esta ênfase que este verbo é usado neste versículo. “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. Meu desejo aqui é orientá-lo a gritar gol sem esquecer-se do clamor. Apontando pelo menos dois fatos.

I- o grito de gol não deve substituir o clamor pela glória.
Mesmo em prisão no pátio da guarda (Jr.33:1), o profeta recebe de Deus motivação para “gritar, chorar”, buscar a ajuda de Deus. “Clame a Mim [...]”. Sei que muitos estarão presos por seu patriotismo esportivo, durante este período de copa do mundo. Será fácil encontrar aqueles que abrirão mão de qualquer programa a fim de ver aquela partida. O comércio, a mídia e o mundo estarão voltados este evento, esperando o grito de gol. Minha pergunta é: quantos continuarão a clamar pela glória. Não quero estragar seu prazer, - afinal também vou torcer – meu desejo é lhe advertir a não abrir mão do essencial pelo trivial, efêmero, pela euforia. A glória é perpetua, é essencial e está acima de nossa perspectiva. Escute e atenda a orientação do Senhor “clame a mim [...]”

II- o grito de gol alimenta meus sentimentos emocionais. O clamor pela glória supera minhas expectativas.
                O leitor atento perceberá no texto que há uma promessa da parte de Deus para aquele profeta: “[...] lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”
   O clamor do profeta não ficará sem resposta. Seus gritos e seu choro não cairão no esquecimento não ficarão sem resposta. Perceba que há um paradoxo entre o grito de gole o clamor pela glória. Talvez gritemos o grito de gol em algumas partidas de nosso time, nos alegraremos por aquela vitória, mas quem garante (não há garantia alguma) que seremos campeões? Na verdade é bom saber dosar nossa emoção, procurar controlar nosso sentimento e optarmos por aquilo que temos garantia. Permita-me citar meu pensamento.
Neste mundial muitos estarão mais preocupados com o grito de gol do que preparados para clamar pela glória. A glória é infinitamente melhor por que nos rela “[...] coisas grandiosas e insondáveis que não conhecemos”. Deus deseja revelar-se pra nós a todo tempo, deseja manter comunhão conosco. Devemos clamar por Ele e desejar sua sabedoria. Aconselho você a fazer a escolha certa durante este mundial, gritar o gol mais priorizar a glória.




[1] Vine, W.E./ Unger, Merril F./ Jr. William White. Dicionário Vine. O Significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo testamento/ tradução: Luis Aron de Macedo – CPAD; Rio de Janeiro. 2002    

Nenhum comentário:

Postar um comentário