sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Salmo 128: 1

Salmo 128: 1 a Sagrada Escritura afirma:
 "Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos."
     Nosso desejo é poder abençoar sua vida levando-o a andar nos caminhos do Senhor. Em nossas paginas você que visita nosso blog poderá buscar conforto em nossas reflexões ou mesmo ajuda teológica e ministerial nas páginas, sermões ou doutrinas. Além disso, você também poderá acompanhar nosso ministério a frente da Igreja Evangélica Congregacional de Mossoró e em suas orações ajudar-nos a permanecer no centro da vontade de Deus. 
     Deus seja sobre a sua vida. Pr. Joziran e família.     


O prazer de servir
Fp.2:19-30
“Talvez o sacrifício e o serviço sejam virtudes antigas que não têm mais lugar naquilo que chamamos de civilização moderna” desde os tempos primitivos a preocupação mútua não é algo comum. Ao continuar falando sobre humildade, neste parágrafo, o apóstolo Paulo procura mostrar que esta virtude é possível a todos. Warem Wiersbe diz que Paulo deseja “deixar claro que a atitude de submissão não é um luxo desfrutado apenas por uns poucos escolhidos, mas sim uma necessidade para que o cristão tenha alegria”[1] assim desejo apresentar alguns princípios que trazem ao cristão o prazer de servir.
I- exercício contínuo (vv19-21)
a)      Timóteo era alguém que desejava o bem do próximo.
“Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses” (v20)
  Não estava simplesmente a fim de curtir a vida e ser conhecido.
Deseja que as pessoas, com as quais estivesse envolvido, se tornassem pessoas melhores, e para este fim estava disposto a doar-se. Havia diversos cristãos em Roma, mas nenhum deles estava disposto a fazer esta viagem a Filipos. Segundo Paulo era gente “que buscava seus próprios interesses”(v21)
Observando este fato chegamos à conclusão de que todos nós precisamos tomar uma atitude com respeito a nossa vida espiritual. Ou vivemos para Cristo, ou para satisfazer nossos próprios interesses (conf.1:21; 2:21)
É necessário que sejamos Libertos do que tem consumido nossa energia e nosso tempo sem contribuir para a glória de Deus (conf.1:15). Este exercício espiritual de ser servo (submisso) não é fácil, no entanto é necessário e possível a todos os homens.

II- crescimento nas coisas espirituais. (v22)
a)      Rejeite as precipitações.
Um dos muitos erros que cometemos em nossa vida espiritual é a precipitação. Esta é responsável por rejeitarmos a orientação. Observe que Paulo afirma que o caráter, ou seja, a formação de Timóteo ocorreu gradativamente.
“[...] seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, comigo, como filho ao pai” (v22). Paulo está afirmando que o comportamento de Timóteo foi forjado pelo tempo de serviço “como filho ao pai”. Talvez não percebamos nosso crescimento espiritual e por isto desejamos sempre mais. Reclamamos porque não temos oportunidade para realizar algumas coisas na igreja que servimos a Deus e algumas vezes pensamos em sair dali. Escute: você esta sendo treinado por Deus que se utiliza dos homens para nos ensinar. Meu conselho é que estejamos dispostos a servir. “a árvore que espalha seus galhos sem que tenha raiz tomba e vai à ruína” é preciso primeiro fincar as raízes.  
 O interesse em crescer espiritualmente aparece quando estamos dispostos a aprender gradativamente.

III- Prepare-se para as grandes oportunidades. (v23)
a)      Aprenda intensamente.
Timóteo esteve sempre servindo, mas no momento oportuno Deus o honrou. Quando o grande apóstolo foi retirado pelo Senhor, Timóteo passou a ser seu substituto.
II Tm.4:1-11. Consigo enxergar diate de tudo isto que todo o tempo que Deus nos concede em cada etapa de nossa vida é tempo de aprender, pois:
 Não é possível gerar uma atitude submissa com uma hora de sermão, uma semana de retiro espiritual ou mesmo um ano de serviço [...] a submissão desenvolve-se dentro de nós à medida que nos entregamos ao Senhor e procuramos servir aos outros[2]




[1] Waarem Wiersbe comentário do N.T. versão em PDF.pg.102
[2] Waarem Wiersbe comentário do N.T. versão em PDF.pg.104


2 comentários:

  1. Seja abençoado e continue nos abençoando com a graça e a sabedoria que o Senhor te concedeu!

    ResponderExcluir
  2. Louvamos a Deus pela vida da família Vieira entre nós. São eles Pr. Joziran, Miss. Aritana e Joziran Soares. Quando Deus determina algo na vida de um povo Ele cumpre. Saibam amados, família querida que tenho convicção da ação sobrenatural de Deus trazendo-os para Mossoró. Nossa igreja foi agraciada com uma família comprometida com seu evangelho e em especial um pastor zeloso e fiel a palavra de Deus. Desejo que a sabedoria divina esteja sempre iluminando os pensamentos para que tudo que venham fazer seja sempre aprovado por Deus. Dizer que amo vocês é muito fácil, difícil é reconhecer que mesmo com as diferenças consigo ser fã e amar como se fossem sangue do meu sangue. Deus vos abençoe sempre!

    ResponderExcluir