segunda-feira, 26 de maio de 2014

O ALTAR DA FAMÍLIA

O ALTAR DA FAMÍLIA
Js.24:15
A luz deste texto apresentar três colunas que servirão de suporte para aqueles que desejam erigir este altar.
I- TER UMA FIRME DECISÃO QUANTO A MINHA ADORAÇÃO.
a.      Josué foi resoluto em sua decisão. (v15b)
“[...] Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”
Mesmo dentro do contexto cristã muitos já abriram mão do cuidado com a família. Isto é um perigo. Deixe-me destacar pelo menos três fatores que destroem a família pós-moderna.
1.      Más companhias.
Filhos e cônjuge recebem pressão dos grupos com os quais tem contato.
2.      Televisão.
3.      Falta de orientação Bíblica.
 Não há mais tempo para a reunião em família no final do dia, não há mais tempo para a oração matinal.

II- ENSINE ATRAVÉS DO EXEMPLO. (Js.24:14,15)
a.            Exima-se do pecado da omissão. 
O altar da adoração a Deus no ceio da família deve ter o princípio do exemplo como uma de suas colunas
1.                  Precisamos ser formadores de opinião e caráter.
Meu conselho é que sigamos o exemplo de Josué neste texto da seguinte forma.
1º) orientação
2º) convicção
Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

III- O ALTAR DA FAMÍLIA REQUER ATENÇÃO. (Js.23:1-3)
a.       Seja cuidadoso com sua família.
Cinco perguntas que podem nos ajudar.
1.      Como anda a comunhão de nossa família com Deus?
2.      Nossos filhos aprendem conosco amar a Deus?
3.      Temos sido bons exemplos?
4.      Nossa família ama a igreja que frequentamos?
5.      Nos preocupamos com a espiritualidade da família?
Conselhos:
Os pais devem assumir a liderança espiritual da família. Devem investir tempo ensinando, aconselhando e acompanhando.
Comecemos administrando o tempo. Minha sugestão é que tiremos pelo menos 15 minutos pela manhã e 15 minutos no final do dia para orarmos juntos e ler um texto da Sagrada Escritura.
Lembre-se no altar da família nunca deve faltar à esperança de que Deus nos trará dias melhores e nos orientará segundo o seu bom propósito.   
   

 sermão completo na ala reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário