segunda-feira, 9 de março de 2015

Competir ou cooperar?

I Co.12:25
            Competir ou cooperar é o tema de uma das reflexões do Pr. Jorge Noda em seu livro Melhor do que o ouro. Esse tema chamou-me a atenção, e fui levado a refletir sobre ele à luz da Santa e Sagrada Escritura. Permita-me dividir com você o que ali aprendi.
A primeira lição clara que percebi foi a de que não deve haver disputas entre aqueles que são membros do corpo de Cristo: “[...] não haja divisão no corpo [...]” (v.25). Embora nossa natureza corrompida procure nos arrastar para o campo da competição com o nosso próximo, nós, como regenerados, devemos sempre nos autoquestionar: “será que a competição é o melhor caminho? Outros precisam perder para que possamos ganhar? Ou existem situações em que todos ganham?”[1]. Para entendermos um pouco melhor essa situação, recorramos ao verso 21: “não podem os olhos dizer à mão: não precisamos de ti; nem ainda a cabeça aos pés: não preciso de vós.” (I Co.12:21). Se agirmos juntos, todos sairemos ganhando, pois o corpo só funciona bem com a ajuda de todos os membros. Precisamos do auxílio das pessoas que nos rodeiam porque não possuímos todas as qualificações necessárias para todas as situações, sendo, portanto, necessário entendermos que, em algum momento, necessitaremos do outro: “[...] não haja divisão no corpo [...]”.
Em segundo lugar, sejamos cooperadores: “[...] cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros” (I Co.12:25b). Falando sobre esse assunto, Agostinho disse: “Deus não será maior se você o reverenciar, mas você será maior se o servir”[2]. É preciso que tenhamos o entendimento de que “[...] Deus opera tudo em todos” (I Co.12:6). Seremos mais felizes e unidos à medida que nos tornarmos mais úteis uns para com os outros, pois apenas Deus não necessita de algo para existir, pois “Deus É”. Em contrapartida, o homem nada é. Jamais venhamos desprezar um membro desse corpo, visto que “Os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários e os que parecem menos digno no corpo, a estes damos muito mais honra (I Co.12:22,23a). “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”  (I Co.10:31). O Pr. Jorge Noda observa que “A cooperação deve ser característica inconfundível da igreja do Senhor Jesus. Não faz sentido falar em melhores ou piores, maiores ou menores na casa de Deus. Somos o que somos pela graça de Deus, de quem vem nossa suficiência[3]. Assim, “[...] cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros” (I Co.12:25b).         





[1] Noda, Jorge issao. Melhor do que o ouro: o verdadeiro sentido do discipulado. João Pessoa: Betel Publicações, 2012, p.29.
[2] Agostinho. Comentário do Novo Testamento – Exposição da Primeira Epístola aos Coríntios. Cultura Cristã, 2003, p.604
[3] Noda, 2012, p.29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário